Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Mercado aposta: na quarta, BC subirá juros a 9,5% ao ano

Analistas ouvidos pela autoridade monetária ainda aumentaram suas projeções de crescimento da economia em 2013, para 2,47%

O mercado financeiro aposta que, na próxima quarta-feira, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, decida elevar a taxa básica de juros, Selic, em 0,5 ponto porcentual, para 9,5% ao ano. É o que mostra pesquisa semanal Focus divulgada nesta segunda-feira pelo BC. Também foram mantidas as estimativas de 9,75% para a Selic no final deste e do próximo. Os analistas ouvidos pela autoridade monetária ainda elevaram sua projeção média de crescimento da economia brasileira em 2013, de 2,4 para 2,47%. A previsão para o ano que vem, contudo, permaneceu inalterada em 2,2%.

Os economistas não estão confiantes no papel da indústria no Produto Interno Bruto (PIB) deste ano. Prova disso é a redução da expectativa de expansão da atividade industrial em 2013 de 1,92% para 1,7%. Para 2014 também houve queda da estimativa, que passou de 2,4% para 2,3%.

Leia mais:

Produção industrial brasileira fica estagnada em agosto

Confiança da indústria recua em setembro para menor nível desde 2009

Em relação à inflação, o mercado manteve inalterada sua estimativa de 5,82% para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deste ano, mas reduziu de 5,97% para 5,95% a expectativa média para ano que vem.

Leia também:

Inflação do aluguel acelera para 1,50% em setembro

Crise nas empresas de Eike ‘arranhou’ imagem do Brasil, diz Mantega

(com agência Reuters)