Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

‘Marca Brasil’ perde valor por causa da crise política

País foi o que mais regrediu em ranking que avalia 50 nações elaborado pela consultoria GfK, passando da 20ª para a 23ª posição

Por Da redação
8 dez 2016, 10h38

Foi no ano de 2016 que o Brasil entrou para a história como o primeiro país sul-americano a sediar os Jogos Olímpicos. No entanto, essa distinção, que seria o auge de uma década de preparação para colocar o país em uma vitrine para o mundo, acabou não gerando o resultado esperado. Diante de uma grave crise política e institucional e uma econômica sem precedentes, a “marca” Brasil foi seriamente afetada no cenário internacional.

Um estudo realizado pela consultoria GfK mostrou que o Brasil sofreu a maior queda no ranking internacional de marcas, caindo da 20ª posição para a 23ª, entre 50 países avaliados, na virada de 2015 para 2016. Com o resultado, a marca Brasil chegou a ser superada até mesmo pela Rússia, país em clara tensão com o Ocidente e ainda sofrendo com embargos internacionais criados após a crise ucraniana.

Apesar do resultado geral ruim, a avaliação apontou para resultados positivos em pontos específicos. No quesito cultura, o Brasil teria a 11ª marca mais admirada no exterior. No entanto, quando o assunto é governança, a avaliação é das mais negativas. Nessa classificação, o Brasil caiu da 26ª posição, em 2015, para a 31ª colocação neste ano.

Em outros quesitos, o Brasil ficou em uma posição intermediária, com a 21ª colocação no quesito imagem de seu povo e 18º lugar no quesito turismo. No tema investimentos, o país aparece apenas na 29ª posição entre as 50 nações pesquisadas pela consultoria GFK.

Continua após a publicidade

Líderes

No topo do ranking dos países com a marca mais forte no cenário internacional aparecem os Estados Unidos. Alemanha e Reino Unido completam o “pódio” do levantamento. Os Estados Unidos recuperaram a liderança do ranking de marcas de países no ano passado, depois de perder a posição para a Alemanha em 2014.

Mas, mesmo para os principais países do ranking, a pontuação também caiu. Para os autores do ranking, as constatações de 2016 mostram mudanças importantes na forma pela qual as pessoas avaliam a reputação de um país. Nas dez principais posições do ranking aparecem normalmente nações desenvolvidas, em especial países europeus.

“Normalmente, a percepção global sobre países é estável. Mas mudanças podem ocorrer”, disse Simon Anholt, criador do índice de marcas nacionais e autor de diversos livros sobre o assunto. “É seu impacto no mundo que molda sua reputação, muito mais que suas conquistas, e é isso que estamos vendo agora. Os países que eram vistos como os mais influentes do mundo estão sofrendo diante da persistência da crise internacional e de conflitos.”

Para montar seu ranking, a GfK realizou mais de 20.000 entrevistas pelo mundo. “Nosso estudo mostra como cada nação está posicionada em termos de sua imagem atual e potencial”, disse Vadim Volos, vice-presidente da GfK.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.