Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Manufatura na China cai a seu menor nível desde novembro

Embora o índice geral que mede a atividade tenha superado as expectativas, alguns subíndices causaram preocupação entre economistas

A atividade no setor de manufatura chinês registrou em junho seu crescimento mais baixo desde novembro do ano passado, e, embora o índice geral que mede a atividade tenha superado as expectativas, alguns subíndices causaram preocupação entre economistas.

O índice oficial de manufatura dos Gerentes de Compras (PMI) caiu para 50,2 em junho, de 50,4 em maio, informou a Federação Chinesa de Logística e Compra, divulgado pelo Bureau Nacional de Estatísticas. Economistas esperavam que o índice caísse para 49,8 em junho.

Variações acima de 50 indicam expansão da atividade, enquanto abaixo disso sugerem contração. Mas economistas ponderaram que mesmo tendo ficado acima do previsto, o número não é tão favorável quanto parece, já que alguns de seus subíndices mostram um cenário desanimador sobre as novas encomendas, assim como para as exportações e importações.

O subíndice de novas encomendas caiu para 49,2 em junho, de 49,8 em maio, enquanto os de encomendas para a exportação recuou para 47,5 em junho, de 50,4 em maio. O subíndice de importações cedeu para 46,5 em junho, 1,6 ponto abaixo do mês anterior.

(Com Agência Estado)