Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Mantega pode ir à Câmara explicar IPI dos importados

Bancada oposicionista também quer explicações sobre a cobrança de IOF no mercado de derivativos

A oposição cobrou a presença do ministro da Fazenda, Guido Mantega, na Câmara dos Deputados para dar explicações sobre as recentes medidas tomadas pelo governo de cobrar um Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) maior sobre veículos importados e o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) no mercado de derivativos.

Líderes da base aliada consultarão Mantega, e uma audiência poderá ser marcada para a próxima semana nas Comissões de Finanças e Tributação e de Desenvolvimento, Indústria e Comércio.

A oposição questiona principalmente a medida do IOF por dar ao Conselho Monetário Nacional (CMN) ampla liberdade para alterar alíquotas. Os oposicionistas querem ainda uma compensação para empresas exportadoras, que podem ser prejudicadas com a medida.

Em relação ao IPI sobre carros importados, a oposição já ingressou no Supremo Tribunal Federal (STF) questionando a cobrança. Para eles, a medida teria de respeitar uma noventena prevista na Constituição. Além disso, há o temor de que, com a medida, haja perda de investimentos, aumento dos preços dos veículos e queda na qualidade.

Leia mais

Leia mais – O monstrengo do IPI tem pai: Guido Mantega

(com Agência Estado)