Mantega anuncia pacote de estímulo à indústria na 3ª feira
Governo deverá anunciar a desoneração da folha de pagamento das empresas e também medidas para aumentar o investimento no setor privado

O ministro da Fazenda Guido Mantega anunciará na próxima terça-feira novas medidas econômicas, disseram líderes do governo na Câmara após saírem de reunião da base aliada no Ministério da Fazenda, em Brasília, nesta quarta-feira. Segundo o relato dos participantes do encontro, será divulgado um pacote de estímulo ao setor industrial.
Na ocasião, o governo deverá anunciar a desoneração da folha de pagamento das empresas – com a mudança da cobrança do INSS da folha para o faturamento – e adotará medidas para aumentar o investimento no setor privado.
A redução em curso dos investimentos na economia é uma preocupação explícita da presidente Dilma. Para facilitar a tramitação dos projetos que o Executivo encaminhará ao poder Legislativo, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, decidiu se reunir e pedir apoio às lideranças.
O anúncio de ações para ampliar a competitividade da indústria nacional é aguardado desde a reunião da presidente da República com ministros, o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, e 28 empresários no Palácio do Planalto, na semana passada.
Dilma deixou claro na reunião que poderia ir além da desoneração da folha de pagamentos – tema que tem sido discutido nas últimas semanas entre o ministério da Fazenda e sindicatos patronais e de trabalhadores. O Executivo acenou com redução de impostos, dos juros sobre o custo do investimento e das tarifas de energia elétrica.
Leia mais:
Em reunião com empresários, governo oferece promessas
O líder do PTB, deputado federal Jovair Arantes, afirmou que Mantega não deu detalhes sobre as ações e citou apenas questões relacionadas à “desoneração”. O deputado federal Hugo Leal (PSC), vice líder do governo na Câmara, afirmou que haverá “desoneração para ampliar a capacidade de investimento”.
Já a líder do PSB na Câmara, deputada federal Sandra Rosado, que também participou da reunião, citou a questão da desoneração e confirmou a informação sobre a data do anúncio, na terça-feira. No encontro, os líderes também cobraram do ministro uma definição sobre a partilha dos royalties do petróleo.
(com Agência Estado e Reuters)
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.