Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Magazine Luiza, Burger King e Vale abrem inscrições para trainee

Empresas estão apostando em duas tendências na hora de selecionar candidatos: inteligência artificial e currículo às cegas

Mais cinco empresas abriram suas inscrições para o programa de trainee — no final de agosto, VEJA fez uma lista com vagas em aberto (algumas ainda estão disponíveis). Recém-formados ou estudantes graduados até dezembro de 2018 podem participar dos processos.

Neste ano, são duas as tendências para o processo: 1) as empresas estão recorrendo cada vez mais à inteligência artificial para selecionar os candidatos ideais — a tecnologia compara os dados da pessoa com a descrição da vaga; 2) outra novidade é o currículo às cegas. Nesse modelo, informações como formação, experiência, idade e sexo são omitidas nas etapas iniciais para não interferir no resultado. A Votorantim Cimentos, que fechou suas inscrições para o trainee em agosto, foi uma das empresas que utilizaram a técnica.

Confira as vagas em aberto, organizadas por data de encerramento das inscrições:

Magazine Luiza

Funcionários da Magazine Luiza na sede da empresa na Marginal Tietê, em São Paulo

Funcionários da Magazine Luiza na sede da empresa na Marginal Tietê, em São Paulo (Fabiano Accorsi/Dedoc)

A varejista abriu nesta terça-feira (11) as inscrições para seu programa de trainee. Será possível candidatar-se até 24 de setembro no site da empresa.

Para participar, os jovens precisam ter concluído a graduação entre 2016 e 2018. A Magazine Luiza também exige que os candidatos tenham inglês intermediário.

Após as inscrições, há a etapa de testes online. Os aprovados vão para a dinâmica de grupo, painel e entrevistas finais — todas as fases são eliminatórias e ocorrem em dias diferentes.

O programa tem início em janeiro. Além da remuneração, os recém-formados recebem vale-refeição, estacionamento, bolsa de estudos, assistência média e odontológica, previdência privada e acesso à academia da empresa.

Segundo a Magazine Luiza, todos os trainees do programa anterior foram efetivados.

Salário: não divulgado
Vagas: 
não divulgado
Pré-requisitos: 
inglês intermediário e disponibilidade para viagens e para morar em São Paulo
Cursos: 
não há restrição

Ericsson

Os profissionais podem se inscrever no programa de trainee da Ericsson até o dia 28 de setembro. A candidatura pode ser realizada no site da empresa.

Para participar, é necessário finalizar a graduação até dezembro de 2018. Profissionais formados em dezembro de 2017 também podem participar do processo. O programa só aceita candidatos com até 28 anos de idade.

Inglês fluente é um pré-requisito, e o espanhol é considerado diferencial na decisão final pelo candidato.

Após as inscrições, os recém-formados realizam um teste de inglês, dinâmica de grupo e entrevistas com executivos. O resultado será anunciado no final de novembro, mas os aprovados só começam a trabalhar em fevereiro.

Durante o programa, o profissional de maior destaque pode passar por uma experiência internacional. Além da remuneração, a empresa oferece vale-transporte, vale-alimentação, seguro saúde, seguro de vida, seguro dental e plano de previdência.

Atualmente, 57% da diretoria da Ericsson é formada por profissionais que entraram na empresa como trainees, inclusive o atual presidente, Eduardo Ricotta.

Salário: não divulgado
Vagas: 
5
Pré-requisitos: 
inglês fluente e disponibilidade para viagens nacionais e internacionais
Cursos: 
não há restrição, mas os cursos com destaque são: administração, engenharia, tecnologia da informação, marketing, matemática, além de análise e desenvolvimento de sistemas

Honda

A Honda abriu na última quinta-feira (6) suas inscrições para o programa de trainee. É possível candidatar-se no site da empresa até o dia 3 de outubro.

São aceitos profissionais formados a partir de dezembro de 2016. Ainda é exigido domínio no idioma inglês.

Durante o processo seletivo, os candidatos participam de testes online, dinâmica de grupo, painel de competências e entrevista com gestor e RH. Os aprovados começam a trabalhar no dia 14 de janeiro na cidade de São Paulo ou em Sumaré, dependendo da área de atuação.

Além da remuneração, a Honda oferece plano de saúde e odontológico, seguro de vida, vale-transporte ou fretado, vale-refeição ou refeitório.

Salário: não divulgado
Vagas: 
19
Pré-requisitos: 
domínio da língua inglesa
Cursos: 
administração, ciências econômicas, psicologia, ciências sociais, ciências contábeis, matemática, estatística, física, publicidade e propaganda, relações internacionais, comércio exterior, marketing, engenharias (controle e automação, mecânica, mecatrônica, elétrica, eletrônica, produção, aeroespacial, da computação e automobilística), ciência da computação e sistemas de informação, entre outros

Burger King

As inscrições para o programa de trainee do Burger King ficam abertas até o dia 4 de outubro. Interessados podem se candidatar no site da empresa.

Os candidatos precisam ter concluído a graduação entre 2015 e 2018. Também é necessário inglês avançado.

Durante o processo seletivo, os candidatos realizam testes e check up online, além de entrevista com a diretoria e CEO da empresa. O programa tem início em janeiro.

Salário: não divulgado
Vagas: 
não divulgado
Pré-requisitos: 
inglês avançado, domínio do pacote Office e disponibilidade para mudança
Cursos: 
não há restrição

Vale

As inscrições para o programa de trainee ficam abertas até o dia 5 de novembro. É possível candidatar-se no site da empresa.

O programa da Vale é global: há vagas para o Brasil, Canadá e Moçambique. Serão aceitos profissionais formados entre julho de 2015 e dezembro de 2018. Não há restrição de idade.

O processo envolve três etapas: um desafio online, dinâmica de grupo virtual e avaliação presencial com a participação dos executivos. Os contratados começam a trabalhar em janeiro.

Além da remuneração, a Vale oferece assistência médica e odontológica, auxílio farmácia, previdência privada e seguro de vida. As vagas brasileiras são para unidades da empresa em Minas Gerais, Espírito Santo, Pará, Maranhão e Rio de Janeiro.

Salário: não divulgado
Vagas: 
40 (23 para o Brasil, 12 para o Canadá e cinco para Moçambique)
Pré-requisitos: 
inglês avançado e mobilidade para viagens
Cursos: 
não há restrição