Último mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Lula sanciona isenção de IR para quem ganha até dois salários mínimos

Presidente reafirmou sua promessa de campanha de aumentar essa primeira faixa para R$ 5 mil até o último ano de seu mandato

Por Luana Zanobia Atualizado em 8 Maio 2024, 14h06 - Publicado em 1 Maio 2024, 15h03

O presidente Lula sancionou nesta quarta-feira, 1º de maio, o projeto de lei 81/2024, que ajusta a tabela progressiva do Imposto de Renda, elevando a faixa de isenção para quem ganha até dois salários mínimos, ou seja, 2.824 reais. A assinatura foi feita durante o ato unificado das centrais sindicais em comemoração do Dia do Trabalhador, em São Paulo. 

A elevação da primeira faixa da tabela do IR faz parte uma promessa de campanha de Lula, de aumentar a faixa de isenção, congelada desde 2015 em 1.903 reais, para até 5 mil reais ao fim de seu mandato. No ano passado, o governo havia aprovado no Congresso o aumento da primeira faixa para dois salários mínimos. Porém, com a elevação do piso nacional, a tabela ficou defasada neste ano. 

Em seu discurso, Lula reafirmou sua promessa eleitoral: “Minha palavra continua em pé. A partir de hoje, quem ganha 2.824 reais paga zero de Imposto de Renda e nós vamos chegar a 5 mil reais”, afirmou. Esta medida, segundo o presidente, não apenas alivia a carga tributária sobre a classe média, mas também ajusta a contribuição dos mais ricos, promovendo uma distribuição mais justa dos encargos fiscais. “Vamos despenalizar as pessoas de classe média que pagam muito e fazer com que o muito rico pague mais, porque só o pobre paga”, disse.

Lula também destacou a isenção de impostos sobre itens essenciais, mencionando que todos os alimentos da cesta básica estarão livres de Imposto de Renda. O projeto de lei que regulamenta a reforma tributária estabeleceu 18 categorias de produtos que serão desoneradas. Outros alimentos, como carnes, terão uma alíquota especial com 60% de desconto do IVA, o imposto sobre valor agregado. 

Continua após a publicidade

Durante sua fala, o presidente também refletiu sobre os desafios e conquistas de seu governo, comparando-o com seus mandatos anteriores e expressando otimismo em relação ao futuro. “Estou aqui nesse 1º de Maio para dizer com muito orgulho que a preocupação que eu tinha de voltar a governar esse país era porque tinha que competir com meu primeiro e segundo mandato. Hoje posso olhar para vocês e dizer que vamos fazer um mandato melhor do que fizemos nos outros dois.”

Lula ainda enfatizou que o governo implementou uma ampla política de crédito – segundo ele, a maior que o país já teve –, que abrange todos os tamanhos de empreendimentos, visando apoiar os trabalhadores e estimular a economia. Ele encerrou seu discurso prometendo mais avanços: “Faz apenas um ano e cinco meses de governo e ainda falta dois anos e meio. Se nesse período a gente fez o que fez, podem ficar certos que no 1º de Maio do próximo ano estarei aqui para anunciar mais direitos para os trabalhadores”.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.