Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Lucro trimestral cai e Kimberly-Clark vê 2012 mais difícil

(Reuters) – A Kimberly-Clark apresentou um crescimento menor do que o esperado no seu lucro trimestral nesta terça-feira, e afirmou que espera que as condições econômicas globais se mantenham árduas no curto prazo, especialmente nos mercados desenvolvidos, onde faz a maioria de seus negócios.

A fabricante dos lenços Kleenex e das fraldas Huggies, que ainda se recupera da migração de consumidores para fraldas mais baratas e das famílias com menos crianças, deu uma previsão para 2012 que sugere que seu lucro irá cair bem aquém das expectativas dos analistas.

Os lucros e as vendas da companhia ficaram abaixo das expectativas dos analistas.

As vendas de cuidados pessoais, consumo de lenços, e na unidade “profissional e outros” -as maiores áreas da companhia- ficaram todas mais fracas do que o antecipado, disse o analista do JP Morgan, John Faucher.

As vendas na unidade de cuidados de saúde -que produz roupas cirúrgicas e aventais, máscaras e outros itens- subiu 10 por cento, com aumento de 7 por cento do volume. Entretanto, esta parte do negócio só representa 420 milhões de dólares de aproximadamente 5,18 bilhões de dólares nas vendas trimestrais.

Enquanto os custos de commodities foram flexibilizados, as taxas de câmbio voláteis devem pressionar as vendas e os lucros este ano, afirmou o presidente-executivo e presidente do Conselho de Administração Thomas Falk, em comunicado.

A Kimberly-Clark lucrou 401 milhões de dólares, ou 1,01 dólar por ação, no quarto trimestre, abaixo dos 492 milhões de dólares, ou 1,20 dólar por ação um ano antes.

O lucro ajustado, que exclui custos com reestruturação, cresceu 7 por cento, para 1,28 dólar por ação. As vendas líquidas cresceram 2 por cento, para aproximadamente 5,18 bilhões de dólares.

Kimberly-Clark prevê um lucro ajustado 5 dólares para 5,15 dólares por ação e disse que planeja gastar pelo menos 2 bilhões de dólares para pagamento de dividendos e recompra de ações

Analistas esperavam um lucro de 2012 de 5,24 dólares por ação.