Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Lucro dos quatro maiores bancos do país sobe 17% no 2º tri

Bradesco, Santander, Itaú e BB lucraram, juntos, R$ 15,1 bilhões. Ganhos foram favorecidos pela elevação na taxa básica de juros, atualmente em 14,25%

Os maiores bancos do Brasil – Bradesco, Santander, Itaú e BB – encerraram o segundo trimestre do ano com lucro líquido de 15,1 bilhões de reais, uma alta de 17% em relação ao mesmo período de 2014, segundo levantamento feito pelo jornal Valor Econômico.

O Itaú foi o que apresentou o maior ganho no segundo trimestre, com lucro de 5,98 bilhões de reais, alta de 22,1% em comparação com o mesmo período do ano passado. Em seguida, estão Bradesco, com 4,47 bilhões de reais, Banco do Brasil, com lucro de 3 bilhões, e Santander, com o menor lucro, de 1,65 bilhão.

De acordo com o levantamento, os ganhos foram diretamente influenciados pela elevação na Selic, a taxa básica de juros, que passou de 13,75% para 14,25% ao ano.

A reportagem mostra que as linhas de crédito ficaram mais caras de forma generalizada e os resultados de operações de tesouraria também avançaram. Os bancos também conseguiram garantir mais receitas com prestação de serviços e tarifas e continuaram a enxugar despesas.

(Da redação)

Leia também:

Lucro da JBS cai 68,5% no 2º trimestre, para R$ 80 milhões

Lucro da Petrobras recua 90% no segundo trimestre