Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Lucro de bancos cai 20% no primeiro trimestre

Resultado de 13 instituições de capital aberto é o pior desde o terceiro trimestre de 2014, segundo levantamento da consultoria Economatica

O lucro de 13 bancos de capital aberto do país caiu 20% no primeiro trimestre em relação ao mesmo período de 2015. O resultado, de 14,18 bilhões de reais, é o pior desde o terceiro trimestre de 2014, segundo levantamento da consultoria de informações financeiras Economatica.

O lucro do Banco do Brasil foi o que apresentou a queda mais acentuada, de 60,2%, passando de 5,81 bilhões de reais em março do ano passado para 2,31 bilhões em março deste ano. O Itaú Unibanco teve queda de 9,5% nos ganhos, para 5,1 bilhões de reais. O Bradesco teve um recuo de 5,3%, para um lucro de 4,1 bilhões de reais

A Caixa Econômica Federal, que não tem capital aberto e ficou de fora do levantamento, teve queda de 45,9% no lucro no 1º trimestre, com ganho de 838 milhões reais.

Em junho do ano passado, os bancos registraram o seu melhor momento, com 19,08 bilhões de reais de lucro no trimestre. A queda entre junho do último ano e março deste ano é de 25,7%.

O levantamento da Economatica considera o lucro líquido, em valores nominais, de 13 bancos: Banco do Brasil, Itaú Unibanco, Bradesco, Santander, ABC Brasil, Banco Pan, BTG, Banestes, Banrisul, Daycoval, Finansinos, Parana e Pine.

Leia também:

Nova equipe abre diálogo com setor privado, dizem economistas

Governo quer autorização para rombo fiscal maior

(Da redação)