Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Lucro da Toyota sobe 4,7% no 3º trimestre fiscal, a 627,9 bilhões de ienes

A empresa japonesa foi a única a vender mais de 10 milhões de veículos no ano passado, superando os resultados da alemã Volkswagen e da americana GM

A montadora japonesa Toyota divulgou hoje que teve lucro líquido de 627,9 bilhões de ienes no terceiro trimestre fiscal (encerrado em dezembro), 4,7% maior que o ganho registrado no mesmo intervalo de 2014, uma vez que cortes de custos compensaram vendas mais fracas na Ásia e Europa.

O resultado superou a expectativa de analistas consultados pela Reuters, que previam lucro ligeiramente menor no período, de 615,5 bilhões de ienes.

A receita da Toyota, que é líder mundial de vendas, subiu 2,4% na mesma comparação, a 7,3 trilhões de ienes. A empresa japonesa foi a única a vender mais de 10 milhões de veículos no ano passado, superando os resultados da alemã Volkswagen e da americana General Motors (GM).

Neste ano, a Toyota e suas subsidiárias Daihatsu Motor Co. e Hino Motors esperam vender 10,11 milhões de veículos, número que ficaria um pouco abaixo das 10,15 milhões de unidades de 2015.

Diante do resultado do último trimestre, a Toyota agora prevê que terá lucro recorde de 2,27 trilhões de ienes (19,4 bilhões de dólares) no ano fiscal que se encerra em março, o que representaria avanço de 4,4% em relação ao ano anterior.

Leia também:

Produção de veículos cai 23% em 2015, diz Anfavea

Pressionada por alimentos e transportes, inflação oficial chega a 1,27% em janeiro

(Com Estadão Conteúdo)