Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Lucro da GM cai para US$ 100 milhões no 1º trimestre

Recall para resolver problemas nas chaves de ignição pesaram negativamente. Contudo, a receita da companhia melhorou

O lucro líquido da General Motors caiu para 108 milhões de dólares no primeiro trimestre de 2014, ante 873 milhões de dólares em igual período do ano anterior. O resultado foi pressionado por despesas no valor de 1,3 bilhão de dólares geradas por um grande recall devido a defeitos em chaves de ignição, os quais já estão relacionados a trezes mortes.

No resultado por ação ordinária, o lucro foi de aproximadamente 0,06 dólar, bem abaixo do ganho visto em 2013, de 0,58 dólar, mas superior ao esperado por analistas americanos, de 0,04 dólar por ação. Excluindo um encargo relacionado à desvalorização da moeda venezuelana, a GM teve lucro de 0,29 dólar por ação.

Já a receita da companhia ficou em 37,4 bilhões de dólares entre janeiro e março, acima do visto no mesmo período de 2013 (36,9 bilhões). “Nossa receita e fluxo de caixa melhoraram neste trimestre e nosso desempenho corporativo subjacente permanece de acordo com o plano”, disse o CFO da empresa, Chuck Stevens.

Leia também:

Volkswangen bate recorde de vendas no 1º trimestre

Montadoras elevam corte na produção

O Ebitda ajustado da companhia, indicador de geração de caixa, foi de 500 milhões de dólares e, além do custo do recall, também inclui os gastos com reestruturação. No primeiro trimestre de 2013 a companhia havia registrado um Ebitda de 1,8 bilhão de dólares.

(com agência Reuters e Estadão Conteúdo)