Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Lucro da GM cai 80% por custos de recall e indenização de vítimas

O lucro líquido da montadora caiu de US$ 1,41 bilhão no segundo trimestre de 2013 para US$ 278 milhões ao fim de junho de 2014

A montadora General Motors (GM) divulgou nesta quinta-feira queda de 80% em seu lucro no segundo trimestre, devido a diversos recalls de veículos e custos milionários com a criação de um fundo de compensação para famílias de vítimas de um defeito em chave de ignição, que já matou 13 pessoas. O lucro líquido da montadora no trimestre caiu de 1,41 bilhão de dólares no segundo trimestre de 2013 para 278 milhões de dólares ao fim de junho. Segundo o site de negócios Marketwatch, para recuperar seu caixa, a GM está vendendo os novos modelos a preços altos nos Estados Unidos, enquanto acelera as vendas na China.

Cerca de 1,5 bilhão de dólares será gasto com o defeito na chave de ignição de vários modelos da companhia. Os recalls divulgados pela companhia neste ano já cobriram mais de 29 milhões de veículos. O custo da empresa com o fundo de compensação para as vítimas fatais, de 400 milhões de dólares, poderá ainda aumentar em cerca de 200 milhões de dólares. A GM também divulgou 200 milhões de dólares em custos de reestruturação.

Leia também:

GM anuncia recall de mais de 4 mil Chevrolet Camaro

GM detecta novos erros em peças para sistemas de ignição

Reclamações sobre carros da GM começaram há 17 anos

GM diz que chave de ignição com defeito foi fabricada na China

(Com Estadão Conteúdo)