Clique e assine com até 92% de desconto

Lucro da Avianca Holdings dobra no 1º trimestre

Grupo formado pela companhia aérea homônima e pela Taca registrou saldo positivo de US$ 75,3 milhões

Por Da Redação 17 Maio 2013, 17h54

A Avianca Holdings, uma das maiores companhias aéreas da América Latina, teve o seu lucro líquido duplicado no primeiro trimestre de 2013 em comparação com o mesmo período de 2012. A companhia ainda registrou um crescimento de 10,7% no tráfego de passageiros e uma melhora na produtividade impulsionada pelo desempenho das operações.

A holding, formada pela Avianca e pela Taca, lucrou o equivalente a 75,3 milhões de dólares ante os 34,8 milhões acumulados entre janeiro e março do ano passado. A receita operacional também subiu para 1,118 bilhão de dólares, apresentando alta de 6% com relação ao mesmo período de 2012.

O Ebitda (geração de caixa) da empresa no trimestre foi de 205,2 milhões de reais. O valor representa uma alta de 14,3% frente ao primeiro trimestre do ano passado.

A companhia também registrou um crescimento de 10,7% no tráfego de passageiros no primeiro trimestre de 2013, acumulando 5,99 milhões de clientes. O crescimento foi impulsionado por um bom desempenho das operações domésticas na Colômbia, Peru e Equador.

A Avianca Holdings pertence ao empresário boliviano naturalizado brasileiro Germán Efromovich e à família Kriete, de El Salvador. Juntas, Avianca e Taca formam um conglomerado que detém mais de 150 aeronaves e voa para mais de 100 destinos em 25 países.

Continua após a publicidade

Leia também:

Tráfego aéreo mundial de carga recua 2,3% em março, aponta Iata

Setor aéreo tem o melhor resultado para fevereiro

Governo estuda apoiar compra da TAP pela Avianca

(com agência Reuters)

Continua após a publicidade
Publicidade