Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Lucas Papademos nomeado primeiro-ministro da Grécia (oficial)

Por Joel Saget 10 nov 2011, 10h00

O presidente grego, Carolos Papoulias, pediu nesta quinta-feira que o ex-vice-presidente do Banco Central Europeu Lucas Papademos forme um novo governo, informou o gabinete de Papoulias.

“O presidente deu a Papademos o mandato para formar um governo”, informou o gabinete em um comunicado, acrescentando que o novo governo será empossado às 12H00 GMT (10H00 de Brasília) de sexta-feira.

Papademos, de 64 anos, tem uma boa reputação internacional por sua experiência financeira e é visto por muitos como o homem certo para tirar a Grécia de sua pior crise econômica no pós-guerra.

A Bolsa da Grécia subiu bruscamente quando Papademos chegou ao palácio presidencial para iniciar as negociações com o chefe de Estado e com líderes políticos.

Sua nomeação levou quatro dias, em meio a disputas políticas e por demandas feitas supostamente por ele exigindo que as eleições fossem realizadas depois de fevereiro.

O comunicado da presidência não fez menção a uma data para as eleições.

O novo governo deve ratificar rapidamente um acordo de resgate da UE para desbloquear os empréstimos que irão salvar a Grécia da falência no próximo mês.

Continua após a publicidade
Publicidade