Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Loteria espanhola sorteia fortuna de R$ 9,5 bi nesta terça

Só o primeiro prêmio rendeu quase 3 bilhões de reais; valor total a ser pago equivale ao PIB de importantes cidades do interior do Brasil

A “El Gordo”, tradicional loteria de Natal da Espanha, vai pagar neste ano um prêmio que faz inveja não apenas a cidadãos, mas a prefeituras brasileiras. Na edição de 2015, a El Gordo, sorteada nesta terça-feira, vai entregar aos donos dos bilhetes vencedores um fortuna, somada, de 9,5 bilhões de reais.

Esse valor é, sozinho, maior que o produto interno bruto (PIB) de importantes cidades do interior do Brasil, como Petrópolis, no Rio de Janeiro (PIB de 9,4 bilhões de reais em 2013, segundo o IBGE), Cubatão, em São Paulo (7,7 bilhões de reais), e Paranaguá, no Paraná (6,1 bilhões de reais).

O primeiro prêmio saiu para um grupo de sortudos da cidade litorânea de Roquetas del Mar, na Andalusia, no sul da Espanha, que vão receber o equivalente a 2,7 bilhões de reais. Para efeito de comparação, o maior prêmio já pago pela Mega Sena foi 205 milhões de reais, em concurso realizado em novembro deste ano.

A tradicional “El Gordo” é realizada sempre no dia 22 de dezembro, com transmissão ao vivo pela TV. Considerada a loteria com os prêmios mais altos do mundo, ela é realizada desde 1892.

Leia mais:

Saiba onde investir os milhões da Mega-Sena

(Da redação)