Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Casas Bahia, Pontofrio e Carrefour oferecem descontos

Grandes varejistas prometem descontos para incentivar o consumo

Comemorado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor é mais uma daquelas datas criadas pelo comércio para incentivar o consumo e aquecer as vendas. A data, que coincide com a semana de aniversário do Código de Defesa do Consumidor, foi criada nos Estados Unidos em 1962.

O varejo brasileiro já incorporou em seu calendário de comemorações a Black Friday, data celebrada nos Estados Unidos um dia após o feriado de Ação de Graças (Thanksgiving), que acontece em novembro, e promete descontos arrasadores.

Diferentemente de lá, o comércio brasileiro deve festejar a data com promoções e descontos. Em alguns casos, as promoções valem para a semana toda, não apenas para o Dia do Consumidor

A Via Varejo, empresa que reúne Casas Bahia e Pontofrio, vai realizar promoções para atrair o consumidor. O diretor-executivo de operações, Paulo Naliato, e o diretor de marketing, Othon Vela, dizem que o Dia do Consumidor não chega a ser a Black Friday, que é a data de venda de maior relevância hoje, mas está crescendo.

“O consumidor já entendeu [que a data é uma oportunidade de compra]”, diz Naliato. Se o segundo semestre é melhor para vendas, por ter a própria Black Friday e o Natal, neste ano, especificamente, o primeiro semestre tem a Copa do Mundo, que também deve atrair os consumidores para a compra de produtos, principalmente televisores e celulares.

Varejo

Filial da rede de hipermercados Carrefour Filial da rede de hipermercados Carrefour, no shopping Eldorado, zona oeste de São Paulo

Filial da rede de hipermercados Carrefour, no shopping Eldorado, zona oeste de São Paulo (//Divulgação)

Os grandes varejistas devem fazer campanha maciça para atrair o consumidor. Nos hipermercados e supermercados Carrefour, os clientes cadastrados no programa de desconto ganham 10% no valor total da compra (no máximo de 75 reais de abatimento), com exceção de eletro, pneus e tabaco. Nos postos da rede, o desconto é de R$ 0,10 por litro em todos os combustíveis, exceto no Rio de Janeiro. Já na loja on-line, as ofertas são de 5% a 10% de desconto em itens não alimentares.

Extra dá desconto de vinhos no Dia do Consumidor Extra dará desconto de 40% em vinhos no Dia do Consumidor

Extra dará desconto de 40% em vinhos no Dia do Consumidor (Ricardo Teles/Grupo Pão de Açúcar/Divulgação)

No Extra, está programado o “Ofertaço do Consumidor”. Das 7h à meia-noite do dia 15 haverá descontos de 20% a 50% nos produtos. Um exemplo são as cervejas especiais, que terão 50% de desconto. Já os vinhos serão vendidos por 40% a menos. As drogarias da rede oferecerão descontos de 25% em todos os dermocosméticos quando ativados por meio do aplicativo.

A Casas Bahia está com a promoção “Compre e Ganhe” até o dia 17 de março – na compra de um item, o cliente ganha outro produto selecionado. Exemplo: ao comprar um televisor Samsung de 50 polegadas, o cliente leva um smartphone Galaxy  j1 Mini. E, para homenagear o consumidor, a loja posta em seu perfil no YouTube histórias de clientes que realizaram os seus sonhos comprando o que faltava em casa ou no trabalho. “Tem a história da Morena da Cocada, que veio de Pernambuco para São Paulo e vende cocada na rua. Ela adquiriu os equipamentos na Casas Bahia e hoje sustenta a família”, exemplifica Vela. Há ainda a história do rapaz que comprou a câmera na loja e hoje é youtuber.

Evaristo Costa: Garoto-propaganda do 'Ponto Frio'

Evaristo Costa: garoto-propaganda do Ponto FrioNo Pontofrio, haverá a participação do jornalista Evaristo Costa, que recentemente deixou o emprego na TV Globo para morar em Londres. Em vídeos na internet, ele postará promoções e dicas para os seguidores que querem descomplicar a vida. No Dia do Consumidor, haverá ofertas e parcelamento em até 24 vezes sem juros com o cartão da loja e em produtos selecionados. “Abrange móveis, tecnologia e linha branca”, diz Naliato.