Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Lobão diz que térmicas podem ser ligadas por estiagem no RS

SÃO PAULO, 19 Abr (Reuters) – Usinas termelétricas podem ser ligadas “em breve” devido à estiagem no Rio Grande do Sul, afirmou nesta quinta-feira o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão.

“Vamos ter que ligar térmicas em breve. Podem ser ligadas este mês por um curto período. Térmicas existem para isso”, afirmou Lobão. “Neste momento estamos com seca no Rio Grande do Sul, nossas hidrelétricas estão paralisadas e estamos enviando energia de outros Estados.”

O ministro de reuniu nesta quinta-feira com o presidente de Uruguai, José Mujica, que demonstrou preocupação com o abastecimento de energia em seu país. Ele solicitou aumento de envio de energia para o Uruguai, de 300 megawatts de energia para 500 megawatts.

“Neste momento, estamos com dificuldade de envio de energia a mais para Uruguai. Estamos despachando a térmica de Uruguaiana para atender o Uruguai”, ponderou o ministro brasileiro.

Ainda de acordo com Lobão, o Brasil deverá investir em usinas térmicas e dois parques eólicos no Uruguai junto com o governo daquele país.

(Reportagem de Hugo Bachega)