Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Líderes da UE examinam esquemas de garantias para bancos

BRUXELAS (Reuters) – Os líderes da União Europeia estão considerando uma ideia para introduzir esquemas de garantias que ajudem os bancos e facilitem seu acesso a financiamento, de acordo com um documento preparado por ministros das Finanças para a cúpula de chefes de Estado do bloco neste domingo.

A proposta, que também determina novos níveis de capital para bancos e uma estrutura para que eles atinjam a meta, apresenta três possíveis modelos de garantias para ajudar os bancos da UE, que têm cada vez mais dificuldade para tomar emprestado.

Um modelo é a reintrodução de redes nacionais de suporte, similares às usadas pelos governos durante a crise pós-Lehman Brothers. Um outro modelo visa a “agregação de garantias nacionais” sob a coordenação do supervisor bancário da UE.

O terceiro modelo seria uma “agregação mais estruturada do modelo de garantias nacionais”.

O documento diz que isso pode ser alcançado “por juntar certos recursos em um veículo comum enquanto o principal encargo contingente recai sob responsabilidade nacional”.

O Banco Europeu de Investimento, diz o documento, “expressou sua disponibilidade para facilitar o estabelecimento de tal veículo… e dá-lo apoio operacional e administrativo.”

(Reportagem de Luke Baker)