Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Líder hindu diz que cerveja Brahma ofende crença e pede novo nome

Para líder religioso americano, usar o nome de uma divindade hindu para vender bebida alcóolica é "desrespeitoso"

Um líder hindu americano, Rajan Zed, publicou na última semana comunicado criticando o nome da cerveja Brahma por considerar desrespeitoso à sua religião. Para Zed, associação de uma bebida alcoólica com a o deus hindu de mesmo nome é “altamente inapropriada”. Ele quer que a fabricante mude o nome da bebida.

Zed, que é membro de sociedades hindus e conselheiro instituições empresariais no estado de Nevada, nos Estados Unidos, tem publicado em seu Twitter pedidos relacionados a produtos de outras empresas. Entre as reclamações estão o uso de estampas e motivos hindus em produtos considerados ofensivos.

No caso da cerveja Brahma, ele afirma que é desrespeitoso usar o nome de uma divindade altamente cultuada no hinduismo para fins comerciais. Ele diz que a religião tem um rico pensamento filosófico e não deve ser encarada “com frivolidade”. “Símbolos de qualquer fé, grandes ou pequenos, não podem ser maltratados”, considerou.

A religião tem cerca de 1 bilhão de seguidores no mundo, segundo o instituto de pesquisa Pew. No Brasil, o número de hinduístas era de 5.675 pessoas em 2010, segundo o Censo mais recente do IBGE.

Outro lado

O comunicado foi direcionado à AB Inbev, sediada na Bélgica. A empresa é controladora da brasileira Ambev, que foi criada pela fusão entre as cervejarias criadoras da Brahma e da Antarctica em 1999. Em 2016, a AB Inbev registrou faturamento de 45,5 bilhões de dólares (144,35 bilhões de reais).

Procurada por VEJA, a Ambev ,disse que a origem do nome da cerveja, criada em 1880 no Rio de Janeiro, não está atrelada ao deus hindu. “De acordo com alguns registros, o nome é provavelmente uma homenagem ao inventor da válvula de chope, o inglês Joseph Bramah”. A empresa informou que nem ela nem a AB Inbev receberam algum pedido de mudança do nome relacionado a este caso.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Hamilton Noronha

    Que porre. As pessoas nesse estão muito chatas. Não se pode mais falar isso nem aquilo, esse ou aquele nome é inapropriado. Parem a Terra que eu quero descer.

    Curtir

  2. Tadeu Passarelli

    .Falta do que fazer.. A marca Brahma existe desde muito antes de os avøs desse inútil nascerem kkk

    Curtir

  3. Ataíde Jorge de Oliveira

    😮 O CãOD@N A D O nº1 aqui é LuLLa=braHMA, tant@F@ZE$ 😮

    Curtir

  4. hildo molina

    vtc, muda o nome do chefe “deus?”

    Curtir

  5. hildo molina

    nós vimos o estrago que o brahma fez no brasil com a sua grande corrupção.

    Curtir

  6. Muda o nome da cerveja pra MAOMÉ, depois a gente vê o que acontece… rsrsrsrsrsrsrs 🙂

    Curtir

  7. joao almeida

    tem que avisar esse maluco que alem do nome da cerveja ser do deus dos caras, aqui no brasil a gente come vaca quase todos os dias.

    Curtir

  8. No Brasil vc come carne podre bobão.

    Curtir