Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Líbia recuperará em 6 meses a produção de petróleo de antes do conflito

Viena, 14 dez (EFE).- A recuperação da capacidade da Líbia para produzir petróleo continuará aumentando rapidamente durante os próximos seis meses, até chegar aos 1,6 milhões de barris diários que produzia antes da guerra civil, após cair para apenas 47 mil barris por dia no terceiro trimestre deste ano.

Essa é a previsão dada nesta quarta-feira em Viena pelo secretário-geral da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), Abdullah el Badri, após uma reunião do grupo, na qual foi estabelecido que o resto dos membros restrinjam seu bombeamento à progressiva chegada de mais petróleo líbio.

‘A Líbia vai aumentar sua produção e os (demais) países terão que abrir espaço para a Líbia’, afirmou Badri em entrevista coletiva.

O dirigente do grupo petroleiro declarou que o país norte-africano já está produzindo 1 milhão de barris diários e que no final do segundo trimestre de 2012 alcançará o nível que tinha antes da revolução que derrubou o regime do general Muammar Kadafi.

Justo nessa data será quando a Opep realizará uma nova conferência na qual revisará a situação do mercado e discutirá a volta ao sistema de cotas de bombeamento por países.

A Opep concordou hoje em estabelecer um teto de produção de 30 milhões de barris que já inclui o petróleo líbio e que, se for cumprida, obrigará a fechar um pouco as torneiras de países que, como a Arábia Saudita, estiveram bombeando demais para compensar a falta de petróleo proveniente da nação norte-africana. EFE