Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

LDC-SEV Bioenergia aprova abertura de capital

Por Eduardo Magossi

São Paulo – A LDC-SEV Bioenergia aprovou em assembleia geral extraordinária na terça-feira a abertura de capital da empresa na BM&FBovespa. O presidente do conselho deliberativo da Louis Dreyfus Commodities, Kenneth Geld, havia afirmado em março, com exclusividade à Agência Estado, que a LDV preparava uma operação de capitalização para os próximos meses, incluindo a hipótese de se lançar no mercado acionário.

A empresa afirmou que a abertura de capital faz parte de sua estratégia de crescimento no Brasil.

A LDC-SEV possui uma dívida de mais de R$ 3 bilhões e uma questão não resolvida com seus minoritários, que representam cerca de 35% da estrutura acionária da empresa. Ainda em março, Geld informou que, em meados de 2012, terminaria o período de dois anos que esses acionistas minoritários teriam para optar em permanecer ou sair do capital social da empresa. A atual falta de liquidez da companhia teria contribuído para que os minoritários ameaçassem deixar a empresa.

Além da elevada dívida que a Louis Dreyfus herdou da Santelisa Vale, a quebra da safra de cana-de-açúcar afetou de forma significativa o processamento e a receita da LDC-SEV em 2011/2012. De uma capacidade instalada de 40 milhões de toneladas anuais, a moagem da última safra foi de apenas 29 milhões de toneladas, deixando uma ociosidade de 27,5%.