Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

LAN prevê que fusão com TAM será concluída em 2012

A companhia aérea chilena LAN espera que sua fusão proposta com a brasileira TAM esteja completa durante o primeiro trimestre de 2012, disse o diretor de operações da LAN, Ignacio Cueto, de acordo com a agência local de notícias Valor Futuro.

O Tribunal de Defesa da Livre Concorrência do Chile (TDLC) aprovou nesta quarta-feira a fusão proposta entre as empresas – que deve criar a maior companhia aérea da América Latina e uma das 10 maiores do mundo -, mas exigiu que elas implementem 11 medidas de mitigação adicionais. “As medidas buscam promover uma verdadeira concorrência no setor aéreo chileno e proteger os consumidores do impacto da fusão”, afirmou o tribunal em comunicado.

“Isso (a aprovação pela corte antitruste do Chile) é um passo à frente e nós estamos satisfeitos”, afirmou Cueto, acrescentando que a LAN está estudando como cumprir as medidas de mitigação, um processo que deve levar entre quatro e cinco meses.

Entre as medidas de mitigação, a Latam Airlines Group, denominação que terá a nova companhia após a fusão, terá de desistir de seus slots (horário de pousos e decolagens) diários na rota Santiago-São Paulo e deixar uma das alianças globais que a LAN e a TAM hoje integram. A empresa chilena faz parte da Oneworld, enquanto a brasileira é membro da Star Alliance.

(Com Agência Estado)