Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Kroton compra a Somos Educação por R$ 4,6 bilhões

O negócio está sujeito à aprovação do Cade, que no ano passado vetou a aquisição da Estácio pela Kroton

A Kroton Educacional, gigante do setor de educação, fechou a compra do controle da Somos Educação por 4,566 bilhões de reais. A transação foi confirmada pelas duas empresas em comunicado ao mercado.

Do valor total da aquisição, a Somos informou que 4,166 bilhões de reais serão pagos à vista na data de fechamento do negócio e o restante será mantido em conta vinculada para arcar com obrigações de indenização assumidas pelos vendedores.

Veja também

A Kroton é dona das marcas Pitágoras (educação básica) e das faculdades Anhanguera, Fama, Faculdade Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar , além da rede LFG, de cursos preparatórios para concursos públicos e OAB. A Somos, controlada pela Tarpon Gestora de Recursos, é focada na educação básica por meio de escolas, sistemas de ensino e editoras. Entre as marcas da Somos estão Editora Ática, Editora Saraiva, Anglo, Red Balloon.

No comunicado ao mercado, a Kroton informa que ao final do transação com a Somos contará com 85.000 professores nas escolas próprias e parceiras, mais de 1,7 milhão de professores nas escolas públicas, 1,2 milhão de alunos nos sistemas de ensino e 33 milhões de estudantes usuários de seus livros didáticos.

A operação está sujeita a determinadas condições, inclusive à aprovação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). No ano passado, o Cade vetou a proposta de aquisição da Estácio pela Kroton. Na ocasião, os conselheiros argumentaram que o negócio iria desequilibrar o mercado, já que a maior empresa teria quase cinco vezes o tamanho da segunda.

A compra foi realizada por meio da holding Saber, da Kroton, enquanto a parte vendedora inclui determinados fundos de investimentos geridos pela Tarpon, que são os acionistas controladores da Somos. Em comunicado separado, a Tarpon disse que a operação envolve 192.275.458 ações da Somos Educação, ao preço individual de 23,75 reais.

 

 

(Com Reuters)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Democrata Cristão (Liberdade de Expressão é meu direito CF 88 art 5 e art 220)

    Esse compra-compra de universidades começou no desgoverno do PT porque o Encanatador de Burros disse que “pobre tem que ter diproma de doutor” e dá-lhe populismo através do FIES sem critério e resultado: Unimerd@as para todo lado que formam “profissionais” de merd@ e analfabetos funcionais, são somente fábrica de “dipromas”.

    Curtir

  2. Democrata Cristão (Liberdade de Expressão é meu direito CF 88 art 5 e art 220)

    Perdoe-me pela pontuação, esta caixa de comentários é assim quanto mais pontuação você coloca no texto mais ela bloqueia.

    Curtir

  3. Democrata Cristão (Liberdade de Expressão é meu direito CF 88 art 5 e art 220)

    Enquanto em boas universidades americanas os alunos chegam a ler 1000 páginas de livros por semana, aqui male male um único livro-texto ou apostila muito rala. Ensino Superior é para a Intelligentsia(seja pessoa rica ou pobre), gente intelectualizada, que gosta e é acostumada a ler dezenas, centenas de livros.

    Curtir