Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Kellogg’s muda embalagem de produto após ser acusada de racismo

A ilustração da embalagem de cereal mostrava personagens em formato de milho com cores claras se divertindo enquanto o faxineiro era marrom

O escritor de ficção Saladin Ahmed chamou a atenção da Kellogg’s ao acusar a empresa de transmitir uma mensagem racista por meio da embalagem de cereal da marca. A ilustração trazia vários personagens em formato de milho com cores claras se divertindo enquanto o único em cor escura era o faxineiro.

“Ei, Kellogg’s, por que apenas o milho marrom em toda a caixa de cereal é o faxineiro? Isso está ensinado racismo às crianças”, escreveu Ahmed na mensagem junto com as fotos da embalagem.

“Sim, é uma coisa muito pequena, mas quando você vê seu filho olhando para isso durante o café da manhã e percebe que milhões de outras crianças estão fazendo o mesmo.”, completou em outro tuíte.

Mais tarde, a companhia pediu desculpas. “Kellogg’s está comprometida com a diversidade e a inclusão. Nós não pretendíamos ofender – pedimos desculpas. A arte foi atualizada e estará nas lojas em breve”, respondeu empresa.

Em um comunicado ao portal USA Today, o porta-voz da marca, Kris Charles, disse que Kellogg’s respeita todas as pessoas e está comprometida com a diversidade. “Lidamos com o feedback seriamente e nunca foi nossa intenção ofender qualquer pessoa. Nos desculpamos sinceramente”, disse.

No Brasil, a campanha do papel higiênico preto da marca Personal também foi acusada de racismo por se apropriar do slogan ‘black is beautiful’, criado pelo movimento negro.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Marcio Bamberg

    Esse tema está virando doença.

    Curtir

  2. Rogério Ruminski

    O racismo deve ser combatido diariamente e, principalmente, nas mensagens subliminares que a primeira vista parecem inofensivas.

    Curtir

  3. Mario Pagliarini

    Todos os comerciais e propagandas atuais mostram pessoas não brancas, e os brancos não ficam de MIMIMI. “Síndrome da falta de amor próprio”

    Curtir

  4. Nelson Carvalho

    Infelizmente esta é a realidade no Brasil. Entre num shopping e veja a cor da pele dos que estão fazendo a faxina, recolhendo os pratos, etc.

    Curtir