PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Juro do rotativo do cartão de crédito chega a 455%, o maior em seis anos

Crédito é o mais caro do país; taxas médias de operações para pessoas físicas e empresas subiram para 59,9%

Por Larissa Quintino Atualizado em 28 jun 2023, 11h37 - Publicado em 28 jun 2023, 11h23

Os juros cobrados pelos bancos no rotativo do cartão de crédito subiram para 455,1% em maio, contra 447,7% em abril. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira, 28, pelo Banco Central. A taxa é a maior em mais de seis anos, desde março de 2017, quando atingiu 490% ao ano.

O aumento dos juros em linhas de crédito vem tirando o sono das famílias endividadas. Há um ano, esse mesmo juro do rotativo do cartão estava em 368,8%, uma diferença de 86,3 pontos porcentuais.

O rotativo do cartão é o mais caro do mercado e é utilizado em casos que o consumidor não consegue pagar a fatura e opta por fazer o pagamento mínimo, o que gera juros sobre juros.  O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, vem tendo reuniões com bancos em buscar uma alternativa para a redução dos juros do rotativo.

Além do rotativo,  a taxa média de juros cobrada nas operações de crédito para pessoas físicas chegou a 59,9% ao ano em maio, alta de 0,3 ponto ante a abril e de 9,5 pontos na comparação com maio de 2022. No crédtio pessoal, a taxa média é de 24,8%, e no cheque especial, com 130,7% ao ano. Para compra de veículos, a taca ficou em 28,1% no mês.

Para pessoa jurídica, o custo médio do crédito livre, que não inclui as operações do BNDES, foi de 23,8% ao ano em maio, marcando estabilidade.

O spread bancário atingiu 22,3 pontos, alta de 0,5 ponto no mês e de 4,8 pontos ante maio de 2022. Já o  Indicador de Custo do Crédito (ICC), que mede o custo médio de todo o crédito do Sistema Financeiro Nacional, caiu para 22,4%, 0,1 ponto a menos que há um mês.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.