Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Juntas, Azul e Trip detém 14,23% do mercado doméstico

Por Glauber Gonçalves

Rio – A participação conjunta da Azul e da Trip no mercado doméstico de passageiros atingiu 14,23% em abril, de acordo com dados divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil na manhã desta segunda-feira. À tarde, as companhias aéreas confirmaram a informação de que estão em processo de fusão, antecipada por fontes à Agência Estado.

Com a associação, a Azul Trip, holding que está sendo criada, se isola como terceira maior aérea nesse segmento, posição já sustentada pela Azul, porém com menor folga. A participação conjunta das duas é quase o triplo dos 4,98% da Avianca, quarta colocada quando desconsiderada a fatia individual da Webjet, adquirida pela Gol.

Sozinha, a Azul tinha 9,94% do segmento doméstico em abril, ante 4,29% da Trip. No anúncio do negócio, as companhias informaram que assinaram um acordo de investimento visando “combinar” as duas empresas. O presidente do Conselho de Administração da holding Azul Trip será o fundador da Azul, David Neeleman, que desempenha mesma função hoje em sua aérea.

Até a aprovação da transação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e da Anac, a Azul e a Trip, assim como suas respectivas divisões de carga, Trip Cargo e Azul Cargo, continuarão operando independentemente suas frotas, cada uma com sua marca.