Primeira Copa RS de Contabilidade utiliza software inédito no Brasil de gamificação

Final da competição entre estudantes acontece nesta sexta-feira em Bento Gonçalves

Por JayPRO - Atualizado em 27 ago 2019, 16h53 - Publicado em 14 ago 2019, 16h31

A Primeira Copa RS de Contabilidade chega ao fim nesta sexta-feira, 16. A competição organizada pelo Account – Contabilidade Didática, juntamente com o Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRC-RS), terá a grande final na XVII Convenção de Contabilidade do Rio Grande do Sul, em Bento Gonçalves.

Oito equipes disputarão o desafio final da competição que reuniu 32 equipes de universidades gaúchas. Cada uma composta por três estudantes e um professor. Foram ao todo três etapas, as duas primeiras (15 e 29 de julho) foram online. Agora os finalistas se enfrentarão presencialmente para o desafio final.

O desafio consiste em apurar um exercício social de uma empresa dentro do software acadêmico Account – Contabilidade Didática, inédito no Brasil que utiliza a gamificação para engajar e ensinar estudantes de Contabilidade.

A Copa propõe a resolução de exercícios contábeis elaborados pela equipe organizadora, formada por profissionais do CRC-RS e da Academia de Ciências Contábeis do Rio Grande do Sul (ACCRGS). O software Account – Contabilidade Didática foi utilizado para propor os desafios. Ele foi desenvolvido exclusivamente para a didática do ensino de Contabilidade por meio da “gameficação”.

Foram propostos exercícios sobre temas como elenco de contas, saldos de contas, operações com mercadorias, Cálculo do Custo das Mercadorias Vendidas, ficha de controle dos estoques, folha de pagamentos e encargos, balanço patrimonial,  entre outros. A equipe que cometer menos erros na resolução dos exercícios será a vencedora.
Os estudantes que conquistarem o primeiro lugar levarão para casa notebooks. Os prêmios para os vice-campeões são tablets e para os que ganharem o terceiro lugar um curso de atualização. Os professores participantes ganham licenças do Account para que seja utilizado nas disciplinas ministradas.

 

Software inédito no Brasil

O Account foi pensado e desenvolvido exclusivamente para o ensino da Contabilidade em universidades e cursos técnicos. A metodologia foi criada pelo sócio-fundador da empresa, Professor Lauro Arend e utiliza recursos de “gameficação” para a didática de ensino. “O objetivo é fazer com que o aluno execute todas as tarefas que requerem raciocínio contábil de maneira integral. Para avançar de etapa, as tarefas anteriores devem ser executadas corretamente e o software não resolve nada de maneira automática, o aluno deve desenvolver todo o raciocínio. Incitamos o aluno a ter criticidade no seu dia a dia”, explica Lauro.

“Nenhum procedimento é realizado automaticamente pelo software, como acontece no programa profissional de contabilidade”, explica Günther Gartner, sócio da Account – Contabilidade Didática. “A metodologia utilizada pelo sistema forma alunos que pensam e entendem como a Contabilidade é realizada como um todo. Além disso, ajuda o professor a identificar pontos fortes e fracos dos alunos, tudo isso com uma maneira lúdica e desafiadora de ensinar e aprender, despertando o interesse da inquieta geração Z que encontramos nas salas de aula”, diz.

Informações à imprensa

Larissa Haack
larissa.haack@gmail.com
(11) 98346 1335

Verônica Muccini
veronica.fertile@gmail.com
(54) 99966-0125

Publicidade