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Companhia aérea JetBlue troca frota da Embraer por aviões da Airbus

Jatos atuais da fabricante brasileira deixarão de operar na empresa americana a partir de 2020

Por Reuters Atualizado em 10 jul 2018, 22h28 - Publicado em 10 jul 2018, 21h09

A Airbus obteve uma importante vitória nesta terça-feira (10) depois que a companhia aérea americana JetBlue anunciou a compra de sessenta jatos A220-300, o primeiro grande pedido recebido para o modelo que anteriormente era chamado de CSeries e que vai marcar a substituição de aviões da Embraer operados pela empresa.

Mais cedo, a Airbus anunciou que renomeou para A220 o modelo CSeries, da canadense Bombardier, que tem capacidade de 110 a 130 assentos. A Airbus assumiu em julho passado o controle majoritário do programa de aeronaves da Bombardier.

A companhia canadense era uma das principais rivais da Embraer no segmento de aviões comerciais de corredor único e o negócio forçou um acordo preliminar anunciado na semana passada para a Boeing assumir o controle sobre os jatos comerciais da Embraer – em uma futura joint venture de US$ 4,75 bilhões entre as empresas que depende de aprovação do governo brasileiro.

Os jatos da Embraer ajudaram na criação da JetBlue. A companhia aérea americana, uma das principais clientes da fabricante brasileira, tem entre os fundadores David Neeleman, presidente do conselho de administração da companhia aérea Azul no Brasil.

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Procurada, a Azul afirmou que “embora tenham um relacionamento próximo, JetBlue e Azul são companhias independentes. A decisão da empresa americana não impacta nossos planos”. A terceira maior companhia aérea do Brasil tem cinquenta encomendas de jatos da segunda geração da Embraer além de 68 aeronaves da Airbus.

No início de abril, o presidente da Embraer, Paulo Cesar de Souza e Silva, havia afirmado a jornalistas que estava “muito otimista” sobre a encomenda da JetBlue. Na ocasião, o executivo participou de cerimônia de entrega do primeiro avião da nova família de jatos de passageiros da empresa, um E2 190, para a companhia aérea norueguesa Widerøe.

Aeronave Ideal 

Nesta terça, porém, o vice-presidente financeiro da JetBlue, Steve Priest, afirmou que “nós sentimos que o 220 é perfeito para nossa rede, estratégia e experiência de cliente, e mais importante, para nossos controladores. É realmente a aeronave ideal para levar a continuidade de nosso programa de custos estruturados até a próxima década.”

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Os jatos atuais 190 da Embraer usados pela JetBlue deixarão de operar a partir de 2020. Procurada, a Embraer não se manifestou sobre a decisão da companhia aérea americana. As ações da Embraer encerraram o dia em queda de 0,5%, a 22,56 reais.

“É uma decisão muito inteligente da parte da JetBlue porque o A220 é um avião extremamente flexível”, disse Henry Harteveldt, analista de frota do Atmosphere Research Group, acrescentando que se trata de um “avião completamente novo” com eficiência de combustível que permitirá à JetBlue transportar “mais 20 a 30 passageiros de graça”.

A JetBlue disse que a nova aeronave será montada nas instalações da Airbus no Alabama (EUA), mas não descreveu os detalhes financeiros do acordo.

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