Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Japão põe à venda novos bônus para reconstrução de áreas arrasadas

Por Da Redação 5 mar 2012, 02h44

Tóquio, 5 mar (EFE).- O Japão pôs nesta segunda-feira à venda uma nova série de bônus especiais para a reconstrução das regiões assoladas pelo tsunami de 2011 dirigidos a pequenos investidores, dos quais espera arrecadar em diversas emissões um total de 1,5 trilhão de ienes.

Os compradores destes bônus, que podem ser adquiridos por um mínimo de 10.000 ienes em instituições financeiras ou pela internet, receberão juros de 0,05% nos primeiros três anos, segundo o Ministério japonês de Finanças.

A partir do quarto, a taxa de juros será variável e será revista a cada seis meses, com um vencimento a dez anos.

Para aqueles que tenham comprado estes bônus especiais por pelo menos um milhão de ienes o Governo apresentará além disso, em 2015, moedas comemorativas de prata e ouro no valor de 1.000 e 10.000 ienes.

A fim de cobrir parte desta quantidade o Japão já fez várias emissões de bônus especiais para a reconstrução, com os quais este ano fiscal, que termina em 31 de março, espera arrecadar um total de 11,55 trilhões de ienes.

Para cobrir os juros destes bônus especiais, o Governo planeja uma alta temporária de alguns impostos, buscando evitar que a pesada carga fiscal da terceira maior economia mundial se agrave ainda mais.

O Japão é o país industrializado com maior dívida pública do mundo, de mais de 200% de seu Produto Interno Bruto (PIB). EFE

Continua após a publicidade
Publicidade