Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Japão cresce mais que o previsto no 1º trimestre

PIB japonês cresceu 1,2% nos três primeiros meses do ano, enquanto dados preliminares apontavam para 1% de expansão

O Japão cresceu 1,2% no primeiro trimestre do ano, acima do previsto pelo governo anteriormente, de Produto Interno Bruto (PIB) em 1%. Contudo, o país aidna está cauteloso com o possível impcato da crise financeira europeia e as incertezas sobre o consumo no país e no mundo.

Se piorar, esse cenário pode trazer desaceleração à economia japonesa, que sofre há anos com deflações. Em ritmo anual, o crescimento foi de 4,7% no trimestre, contra 4,1% da avaliação inicial.

O PIB de seu vizinho, a China. começa a sentir os efeitos do menor desempenho econômico global. No primeiro trimestre, a economia chinesa subiu ‘apenas’ 8,1% no primeiro trimestre de 2012 em relação ao mesmo período de 2011. O número representa a taxa mais baixa em quase três anos, segundo informou o Birô Nacional de Estatísticas (NBS, na sigla em inglês).

Nesta quinta-feira, o Banco do Povo da China (PBOC, banco central do país) cortou as taxas de juros sobre empréstimos e depósitos, em uma tentativa de dar suporte para o crescimento da economia e avançar na reforma do sistema financeiro local.

(com agência AFP)