Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Italiano Unicredit recompra dívida para levantar capital

Por Valentina Za e Michel Rose

MILÃO, 25 Jan (Reuters) – O UniCredit, principal banco italiano, planeja recomprar 3 bilhões de euros (3,9 bilhões de dólares) em dívida híbrida, em adição aos esforços destinados a reforçar a sua base de capital em um período turbulento para os bancos europeus.

A operação do UniCredit é uma novidade na Itália e analistas dizem que vai ajudar outros bancos que estão se esforçando para levantar capital se o sinal verde que o UniCredit recebeu do Banco da Itália para o negócio não permanecer como um caso isolado.

O UniCredit é um dos quatro bancos italianos que precisa levantar capital para se adequar aos rígidos critérios exigidos pela Autoridade Bancária Europeia (EBA, na sigla em inglês) frente à dívida de crise soberana.

Uma emissão de direitos de subscrição de 7,5 bilhões de euros que ocorre até sexta-feira irá ajudar o UniCredit a alcançar as requisições da EBA, mas pares menores como Banca Monte dei Paschi, Banco Popolare e UBI Banca estão se esforçando para evitar chamadas de caixa, à medida que se movimentam para cumprir as novas normas, cujo prazo é até junho.

“Teremos que ver se o Banco da Itália autorizou a recompra unicamente para o UniCredit ou se a sua postura geral mudou em relação ao passado”, disse um analista baseado em Londres que preferiu não se identificar.

O Banco da Itália, conhecido por sua postura conservadora, não fez comentários imediatos.