Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Israel vai criar fundo soberano com receitas do petróleo

Especialistas apontam que o novo fundo poderá receber aportes de dezenas de bilhões de dólares ao ano

Por Da Redação 19 fev 2012, 16h40

Israel deverá estabelecer em breve seu fundo soberano com receitas de petróleo e gás natural, informou neste domingo o gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu. Cerca de metade das receitas do governo é proveniente do setor de petróleo e gás natural.

O fundo será usado como um “colchão de segurança” para bancar custos durante eventos extraordinários, como guerras, desastres naturais e crises econômicas, informou um comunicado do Gabinete de Netanyahu. Parte do ganho de capital sobre os investimentos do fundo será usada para a área de educação.

O fundo investirá seu patrimônio no exterior e será administrado de acordo com regras que ainda serão fixadas. O Banco de Israel e o Ministério das Finanças vão contribuir na fiscalização do fundo.

A decisão de criar um fundo soberano acontece após decisão do governo no ano passado de elevar a tributação sobre o lucro das companhias de petróleo e gás, depois que grandes reservas foram encontradas no litoral israelense nos últimos anos. As empresas do setor agora têm de pagar uma alíquota de até 50% sobre o lucro da produção de petróleo e gás, ante uma alíquota de quase zero.

As estimativas de quanto o governo poderá arrecadar com o novo imposto sobre a indústria de petróleo e gás variam, mas muitos especialistas projetam que poderá ser de dezenas de bilhões de dólares por ano.

(com Agência Estado)

Continua após a publicidade
Publicidade