Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Israel espera 90 mil turistas durante período natalino

Jerusalém, 7 dez (EFE).- Israel aguarda a visita de 90 mil turistas durante o período natalino, um terço deles peregrinos cristãos, informou um comunicado divulgado nesta quarta-feira pelo Ministério de Turismo israelense.

Trata-se de um número ligeiramente superior ao do ano passado, reforçando a tendência de alta do turismo na Terra Santa na última meia década. ‘Até o fim do ano terão visitado Israel 2,1 milhões de turistas cristãos, dos quais um milhão são peregrinos’, afirmou o comunicado.

Estes turistas visitarão lugares santos por todo o país e participarão da Missa do Galo que será realizada em Belém e Nazaré, os locais mais relacionados ao Natal. Jerusalém, epicentro da fé cristã, abriga os locais vinculados à Semana Santa.

O Natal é um dos períodos mais ativos para o setor turístico tanto em Israel como na Autoridade Nacional Palestina (ANP), onde se encontra Belém, e nos últimos anos ambos os Governos cooperam para garantir o livre acesso aos que denominam ‘rotas da peregrinação’ entre as três cidades.

Para evitar as aglomerações de carros na noite de 24 de dezembro, os policiais de Israel e da ANP coordenaram, como em outros anos, um serviço gratuito de ônibus que percorrem de Jerusalém a Belém, e que cruzarão sem revista a passagem fronteiriça que habitualmente separa ambas as cidades.

Como parte dos preparativos, o ministro de Turismo de Israel, Stas Misezhnikov, se reunirá na segunda-feira com os líderes das principais igrejas cristãs para desejar Feliz Natal e coordenar os últimos detalhes com as forças de segurança. EFE