Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Irlanda corrige erro e anuncia dívida pública menor

DUBLIN (Reuters) – A Irlanda anunciou nesta terça-feira que a dívida do país é 2 pontos percentuais menor do que se calculava devido a um erro de contabilidade, poupando 3,6 bilhões de euros.

Os números indicam que a proporção da dívida pública em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) do país era de 92,6 por cento no final do ano passado, em comparação com os 94,9 por cento relatados anteriormente.

O governo vai anunciar no final da semana se vai reduzir dos atuais 111 por cento sua previsão para a dívida em 2011.

Antes que uma crise no setor imobiliário forçasse Dublin a socorrer seus bancos, a dívida da Irlanda em relação ao PIB era de cerca de 25 por cento.

A economia de 3,6 bilhões de euros é igual ao ajuste fiscal mínimo exigido para 2012 dentro do plano de ajuda coordenado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) e pela União Europeia.

“Claramente, o impacto é muito significativo e muito positivo em termos da dinâmica da relação dívida/PIB”, afirmou a Glas Securities em nota.

O erro foi o resultado de uma mudança na forma como são contabilizados os empréstimos da Agência de Administração do Tesouro Nacional (NTMA, na sigla em inglês) à Agência de Financiamento Imobiliário (HFA, na sigla em inglês).

(Reportagem de Conor Humphries)