Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

Irã quer aumentar capacidade de produção de petróleo para 5,1 mi de barris

Por Da Redação 9 dez 2011, 10h21

Teerã, 9 dez (EFE).- O Irã quer aumentar em quatro anos sua capacidade de extração de petróleo para 5,1 milhões de barris diários, dos atuais 4,2 milhões de barris por dia, informou nesta sexta-feira a agência local ‘Fars’.

Em entrevista à agência, o diretor-executivo da Companhia Nacional de Petróleo do Irã (NIOC), Ahmed Galebani, detalhou que ‘a produção é de 3,5 milhões de barris de petróleo por dia, com capacidade de 4,2 milhões, que queremos aumentá-la para 5,1 milhões por dia em 2015’.

‘Parte dessa nova capacidade estará em novas jazidas enquanto a outra virá das já existentes’, acrescentou o responsável da NIOC.

Apesar do embargo imposto ao Irã pelos Estados Unidos e a União Europeia, Galebani afirmou que o país ‘importa parte da tecnologia petrolífera de que precisa para desenvolver suas novas jazidas’.

Em 3 de dezembro, a Comissão de Energia do Parlamento iraniano advertiu que se os EUA e a UE impuserem novas sanções internacionais ao Irã nessa área, o barril de petróleo poderá subir para US$ 250.

O Irã é o quarto produtor mundial e o segundo, após a Arábia Saudita, da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), pelos dados do organismo. EFE

Continua após a publicidade

Publicidade