Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

IR 2019: Perdeu o número da declaração do ano passado? Veja como recuperar

Recibo do ajuste de 2018 é fundamental para preencher a declaração deste ano; VEJA responde dúvidas sobre IR em parceria com a Sage Brasil

Por Larissa Quintino Atualizado em 23 mar 2019, 12h42 - Publicado em 23 mar 2019, 12h42

Na hora de acertar as contas com o Leão, uma das dicas para tornar a missão mais simples é ter a mão todos os documentos. Um dos exigidos é o número do recibo da declaração pois, sem ele, não é possível entregar a deste ano. Se você perdeu, é possível recuperar e fazer o acerto com o Fisco.

Durante o prazo de entrega do IR 2019, que vai até às 23h59 do dia 30 de abril, VEJA responde dúvidas de leitores em parceria com a Sage Brasil. As questões podem ser enviadas pelo Instagram de VEJA (@vejanoinsta). Nos destaques dos stories procure a aba “Imposto de Renda” e mande sua dúvida.

Como recuperar a declaração do imposto de renda do ano passado? @cynthia.nessias

Existem três possibilidades para recuperação da Declaração de Ajuste Anual:

1) Pelo Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (eCAC): trata-se de um portal da Receita Federal onde estão arquivadas as declarações. É necessário ter um código de acesso e um certificado digital para acessar. Se não tiver, basta gerar o código e solicitar o certificado, e aí recuperar a 2ª via da declaração.

Continua após a publicidade

2) Pelo computador: se a declaração foi feita por computador, é possível recuperar os arquivos por meio do programa da Receita (IRPF2018) que poderá estar salvo no seu computador, e aí então é só imprimir a declaração e o recibo. Se o programa não estiver salvo, tente localizar o arquivo da declaração digitando o número do seu CPF sem pontos ou traços. O arquivo do recibo da declaração tem a extensão “.REC” e o da declaração a extensão é “.DEC”. Nesse caso, é só reinstalar o programa da receita e assim poder imprimir a declaração e o recibo.

3) Atendimento presencial da Receita Federal: se não der certo nenhuma das duas alternativas, você deve agendar o atendimento online, que pode ser feito pelo site da Receita Federal ou pelo telefone 146.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.