Clique e assine a partir de 8,90/mês

IR 2019: Perdeu o número da declaração do ano passado? Veja como recuperar

Recibo do ajuste de 2018 é fundamental para preencher a declaração deste ano; VEJA responde dúvidas sobre IR em parceria com a Sage Brasil

Por Larissa Quintino - 23 mar 2019, 12h42

Na hora de acertar as contas com o Leão, uma das dicas para tornar a missão mais simples é ter a mão todos os documentos. Um dos exigidos é o número do recibo da declaração pois, sem ele, não é possível entregar a deste ano. Se você perdeu, é possível recuperar e fazer o acerto com o Fisco.

Durante o prazo de entrega do IR 2019, que vai até às 23h59 do dia 30 de abril, VEJA responde dúvidas de leitores em parceria com a Sage Brasil. As questões podem ser enviadas pelo Instagram de VEJA (@vejanoinsta). Nos destaques dos stories procure a aba “Imposto de Renda” e mande sua dúvida.

Como recuperar a declaração do imposto de renda do ano passado? @cynthia.nessias

Existem três possibilidades para recuperação da Declaração de Ajuste Anual:

1) Pelo Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (eCAC): trata-se de um portal da Receita Federal onde estão arquivadas as declarações. É necessário ter um código de acesso e um certificado digital para acessar. Se não tiver, basta gerar o código e solicitar o certificado, e aí recuperar a 2ª via da declaração.

2) Pelo computador: se a declaração foi feita por computador, é possível recuperar os arquivos por meio do programa da Receita (IRPF2018) que poderá estar salvo no seu computador, e aí então é só imprimir a declaração e o recibo. Se o programa não estiver salvo, tente localizar o arquivo da declaração digitando o número do seu CPF sem pontos ou traços. O arquivo do recibo da declaração tem a extensão “.REC” e o da declaração a extensão é “.DEC”. Nesse caso, é só reinstalar o programa da receita e assim poder imprimir a declaração e o recibo.

3) Atendimento presencial da Receita Federal: se não der certo nenhuma das duas alternativas, você deve agendar o atendimento online, que pode ser feito pelo site da Receita Federal ou pelo telefone 146.

 

Continua após a publicidade
Publicidade