Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Investimentos crescem 0,5% em abril, diz Ipea

No acumulado em 12 meses, o indicador aponta desaceleração, com o aumento passando de 3,7% em março para 2,7% em abril

Os investimentos na economia brasileira aumentaram na passagem de março para abril, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O Indicador Ipea Mensal de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF, medida dos investimentos no produto interno bruto) registrou alta de 0,5% no período.

Na comparação com abril de 2018, a FBCF encolheu 0,9%, estimou o Ipea. No acumulado em doze meses, os investimentos desaceleraram, com a taxa de crescimento passando de 3,7% em março para 2,7% em abril.

Quando se compara abril a março, o componente construção civil foi o destaque positivo, com crescimento de 1%. Mas o setor encerrou o trimestre em abril com retração de 0,7% em relação ao período imediatamente anterior.

Já o consumo aparente de máquinas e equipamentos (Came) – que corresponde à produção interna, descontadas as exportações e acrescidas as importações – avançou 0,3%. O componente classificado como “outros ativos fixos” teve avanço de 0,5%.

Em relação a abril de 2018, tanto o consumo aparente de máquinas e equipamentos quanto a construção civil recuaram 2,1% em abril deste ano. O componente ‘outros ativos fixos’ cresceu 6,4%.

(Com Estadão Conteúdo e Agência Brasil)