Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Investimento norueguês em petróleo pode atingir recorde em 2012

* Investimento em 2012 visto em recorde de US$32 bi

* Falta de equipamentos pode limitar exploração

Por Balazs Koranyi

OSLO, 1o de dezembro (Reuters) – O setor de petróleo e gás poderá ter investimentos recordes em 2012, com as companhias aproveitando os altos preços do petróleo para modernizar a antiga infraestrutura, mas a pouca disponibilidade de equipamentos pode limitar a exploração, disse a Statistics Norway.

Os investimentos podem atingir 184,6 bilhões de coroas norueguesas (32 bilhões de dólares) em 2012, um aumento de 7 por centopor centoante a estimativa feita em setembro, e bem acima d 1629515890

“Existem, pelo menos, 25 grandes projetos para os próximost5 a 6 anos, então o investimento é bem alto, talvez até extremamente alto”, disse Magnus Smistad, analista do setor de petróleo da corretora Fondsfinans.

A Noruega, sétimo maior exportador de petróleo do mundo e segundo maior exportador de gás natural, gera um quinto do PIB e metade das exportações do setor de óleo e gás.

A produção de petróleo vem caído há anos, mas os investimentos têm sido altos com as companhias atualizando a antiga infraestrutura para aumentar as taxas de recuperação, aproveitando os altos preços do petróleo.

“A combinação de preços persistentemente altos do petróleo e muitos campos maduros na plataforma norueguesa formam o pano de fundo para o esperado alto nível de investimento em 2012”, disse a Statistics Norway, em comunicado.

“A produção em muitos campos está caindo, e muitas plataformas são velhas. Esses fatos precisam de uma atualização em larga escala”, acrescentou.

Mas a agência alertou que a atividade de exploração pode ser limitada daqui para frente, com a falta de equipamentos restringindo os planos de exploração.

“Essa é definitivamente uma questão pois vemos muitos atrasos, e a falta de equipamentos que cumprem os requisitos do Mar do Norte pode causar novos atrasos”, acrescentou Smistad.

“Mas esta é uma questão secundária, na verdade, estamos falando de atrasos de um trimestre ou algoassim “, acrescentou.

Ainda assim, os investimentos em exploração devem aumentar para 32,4 bilhões de coroas no próximo ano, um aumento de 11 por cento ante 2011, segundo a agência de estatísticas.

Os dados indicam que os investimentos em exploração na área quase dobraram desde 2007.

(US$1=5,7686 crowns noruegueses)