Investimento estrangeiro direto no país soma US$ 6,7 bi em outubro e supera estimativas

Os investimentos estrangeiros diretos (aqueles destinados ao setor produtivo, como a construção de uma fábrica) voltaram a ser suficientes para cobrir o rombo nas contas externas em outubro. Segundo informações divulgadas nesta quinta-feira pelo Banco Central, os aportes feitos por estrangeiros somaram 6,71 bilhões de dólares no mês passado. Pelos cálculos do Banco Central, o volume chegaria a 5,7 bilhões de dólares.
No acumulado de 2015, o ingresso de investimentos estrangeiros destinados ao setor produtivo soma 54,92 bilhões de dólares. No acumulado dos últimos doze meses, o saldo ficou em 70,72 bilhões de dólares, o que representa 3,84% do produto interno bruto (PIB).
Os números levam em conta a nova metodologia do BC para as estatísticas de setor externo. Com a mudança, o Banco Central introduziu nas estatísticas o conceito de “lucros reinvestidos” – que ocorre quando uma empresa obteve um lucro e decide manter esses recursos no Brasil em vez de repatriá-los para a matriz. Essa nova conta tem impacto no registro do investimento direto, mas não afeta o fluxo cambial. Em outubro, os lucros reinvestidos ficaram negativos em 673 milhões de dólares.
“Retornamos àquela situação na qual o investimento estrangeiro direto financia integralmente o déficit em transações correntes. É a primeira vez no ano que isso acontece”, disse Fernando Rocha, chefe-adjunto do departamento econômico do Banco Central. O Brasil registrou déficit em transações correntes de 4,16 bilhões de dólares em outubro, acumulando em doze meses saldo negativo, segundo o BC.
(Com Estadão Conteúdo)
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.