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Instituto Alana denuncia Burger King por publicidade infantil

No mês passado, o Alana lançou a campanha 'Abusivo Tudo Isso' após denúncia de um pai de Brasília contra loja do McDonald's

Por Redação - Atualizado em 14 ago 2018, 18h20 - Publicado em 13 ago 2018, 14h30

O Instituto Alana enviou uma representação ao Procon-SP para denunciar a campanha de venda do combo infantil da rede Burger King. A promoção prevê a distribuição de brindes surpresa da marca Emoji – são quinze modelos – para quem comprar o combo King Jr., que custa 19,90 reais. Os brindes podem ser adquiridos separadamente por 14,90 reais.

Para o Instituto Alana, a campanha se caracteriza como publicidade infantil, o que é considerado abusivo, além de configurar a venda casada. “O uso de brinquedos para estimular o consumo excessivo de produtos alimentícios caracteriza não só publicidade infantil, que é abusiva e ilegal, mas venda casada. O brinquedo separado tem praticamente o mesmo preço do lanche completo”, afirma Livia Cattaruzzi Gerasimczuk, advogada do Instituto Alana.

Como o brinde é surpresa, a ONG entende que essa estratégia estimula o consumo intenso com o objetivo de encontrar o emoji desejado ou completar a coleção.

O Burger King informou que até o momento ‘não foi notificado e que as suas ações de comunicação respeitam todas as normas da legislação brasileira vigente’.

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A Fundação Procon-SP informou que ‘instaurou uma averiguação preliminar’ sobre a campanha publicitária.

O programa Criança e Consumo do Alana lançou a campanha “Abusivo Tudo Isso” após denúncia ao Ministério Público de um pai de Brasília contra a exposição de brinquedos perto do balcão de atendimento de um dos restaurantes do McDonald’s. A campanha propõe a assinatura de uma petição com denúncia para a Secretaria Nacional do Consumidor, com cópia o McDonald’s, com os principais argumentos contra a venda de lanches com brinquedos.

O presidente da divisão Brasil da Arcos Dorados, Paulo Camargo, disse que os brindes que acompanham o McLanche Feliz são uma forma de democratizar o acesso aos brinquedos. Ele também defendeu a composição nutricional do lanche, cuja bebida pode ser substituída por suco.

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