PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

INSS convoca para perícia 152,2 mil beneficiários

Estão convocados beneficiários de auxílio-doença que estão há mais de 2 anos sem perícia e aposentados por invalidez com menos de 60 anos

Por Da redação
Atualizado em 4 jun 2024, 17h47 - Publicado em 12 abr 2018, 12h10

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) convocou 152,2 mil pessoas que recebem auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez para realizar perícia médica. A lista com o nome dos segurados foi publicada nesta quinta-feira no Diário Oficial da União (clique aqui e confira). Os beneficiários têm até o dia 4 de maio para marcar a perícia.

O agendamento deve ser realizado pelo telefone 135. Aqueles que não agendarem ou não realizarem a perícia terão o benefício suspenso. Após a suspensão, o segurado tem até 60 dias para procurar o órgão do governo e agendar o exame – após esse período, o benefício é cancelado.

O INSS está convocando os beneficiários que não puderam ser localizados anteriormente. Segundo o INSS, eles tinham informações incompletas no cadastro ou mudaram de endereço sem atualizar os dados. No dia do exame, o segurado precisa levar toda a documentação médica disponível, como atestados, laudos, receitas e exames.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), pasta a qual o INSS é vinculado, a expectativa é realizar 1,2 milhão de avaliações médicas até o fim deste ano, sendo 273.803 de auxílios-doença e 995.107 de aposentadorias por invalidez.

A etapa faz parte do Programa de Revisão de Benefícios por Incapacidade (PRBI), realizado pelo INSS desde 2016 – uma espécie de pente-fino para identificar os que precisam do benefício.

Continua após a publicidade

As cartas de convocação para a perícia são enviadas para os beneficiários de auxílio-doença que estão há mais de dois anos sem passar por uma perícia médica e para os aposentados por invalidez com menos de 60 anos.

Até 31 de janeiro de 2018, foram realizadas 252.494 perícias com 201.674 benefícios cancelados, segundo dados do MDS. A ausência de convocados levou ao cancelamento de outros 26.701 benefícios. A economia para o governo foi de 5,8 bilhões de reais. Ao longo do programa, a expectativa é economizar 15,7 bilhões de reais.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.