Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Insatisfeita, Finlândia vai discutir se abandona o euro

Iniciativa popular colhe 50.000 assinaturas para levar o debate ao Parlamento; país acumula três anos de retração econômica

O parlamento finlandês vai debater no próximo ano se deixará a zona do euro, disse nesta segunda-feira Maija-Leena Paavola, responsável pela tramitação de projetos de lei no Parlamento. O movimento não deve encerrar a participação do país no bloco, mas mostra a insatisfação dos finlandeses com o desempenho econômico do país.

A decisão acontece após iniciativa popular que conseguiu levantar as 50.000 assinaturas necessárias para levar o debate ao parlamento, segundo as regras finlandesas. Essa é, possivelmente, a primeira iniciativa do tipo em qualquer um dos dezenove países-membros da zona do euro.

“Haverá conferência das assinaturas no começo do próximo ano. O debate parlamentar será feito nos meses seguintes”, disse Maija-Leena Paavola.

A petição busca um referendo sobre a permanência na zona do euro, mas ele só poderá ir adiante se o Parlamento apoiar a ideia. A Finlândia sofreu três anos de contração econômica, e seu desempenho atual é pior do que o de qualquer outro país da zona do euro.

Leia mais:

PIB da zona do euro cresce 0,3% no terceiro trimestre, menos que o esperado

Governo suíço adota novas regras contra lavagem de dinheiro

(Com Reuters)