Inflação preocupa menos e confiança do consumidor sobe em julho

SÃO PAULO, 28 de julho (Reuters) – A confiança do consumidor aumentou em julho sobre o mês anterior, após dois meses de estabilidade, com os brasileiros menos preocupados com a inflação, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor subiu 1,3 por cento em relação a junho. O componente de inflação registrou melhora, com 61 por cento dos entrevistados apostando em uma aceleração da alta dos preços, ante 69 por cento em junho.
Em julho, a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) atingiu a menor taxa desde agosto de 2010, com queda em alimentos e menores altas em vestuário e habitação.
A avaliação dos consumidores sobre as finanças pessoais também ficou mais otimista neste mês, com os indicadores da CNI subindo mais de 1 por cento. Apesar disso, o receio sobre desemprego aumentou.
Ante julho do ano passado, por outro lado, a confiança caiu 3 por cento, a maior queda em 12 meses, com recuo em todos os componentes. De acordo com Marcelo Azevedo, economista da CNI, a queda na comparação anual mostra que mais brasileiros acreditam que haverá continuidade no aumento da inflação e no encarecimento do crédito.
(Por Mariane Pinho)