Inflação perde força e BCE reduz juros para mínima recorde
Juros foram reduzidos para 0,25% depois de a inflação ter desacelerado pra 0,7% em outubro, abaixo da meta de 2% do BC europeu

O Banco Central Europeu (BCE) reduziu sua taxa básica de juros nesta quinta-feira para nova mínima recorde de 0,25%, reagindo à desaceleração inesperada na inflação, que ficou bem abaixo da meta do banco.
A inflação da zona do euro desacelerou para 0,7% em outubro, ficando bem abaixo da meta do banco, de 2%. A diminuição no ritmo da alta dos preços gera temores de que a recuperação econômica da zona do euro pode ser sufocada.
Leia também:
Índice de confiança na zona do euro tem maior nível em 30 meses
Número de desempregados na Alemanha atinge maior nível desde 2011
Grécia projeta fim da longa recessão para 2014
O BCE ainda manteve a taxa de depósito em zero, mas reduziu a taxa de empréstimo para 0,75%, ante 1,0%. “Isso confirma o quanto o BCE mudou sob o comando de Draghi. Eles se tornaram bem proativos”, disse o economista Carsten Brzeski, do ING.
Apenas um entre os 23 operadores do mercado consultados pela Reuters nesta semana esperavam que o BCE mantivesse a política na reunião desta quinta-feira, à espera de uma visão mais clara da direção que a inflação da zona do euro está tomando. Desde julho, o BCE tem dito que espera manter suas taxas “nos atuais níveis ou mais baixos” por um período prolongado.
FMI – O Fundo Monetário Internacional recebeu bem a redução das taxas de juros nesta quinta-feira pelo Banco Central Europeu, dizendo que ela se justfica para apoiar o crescimento na frágil zona de euro. “A decisão é totalmente justificada pela dinâmica da inflação fraca e a debilidade na economia”, disse o porta-voz do FMI, Gerry Rice.
(com Agência France-Presse e Reuters)
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.