Inflação de janeiro é a maior para o mês desde 2003
Índice acelerou a 0,86% no mês passado ante dezembro, registrando também a maior alta mensal em quase oito anos, de acordo com o IBGE

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), indicador oficial de inflação no país, registrou aceleração de 0,86% em janeiro, alta de 0,07 ponto porcentual ante dezembro (0,79%), de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Trata-se da maior alta mensal desde abril de 2005, quando o indicador acelerou 0,87%. O índice de janeiro é também o maior para o mês desde 2003, quando a taxa de inflação ficou em 2,25%.
O grande vilão da inflação no mês passado foi o grupo alimentação e bebidas, cujos preços aceleraram a 1,99% ante alta de 1,03% em dezembro. Só esse item contribuiu para elevar em 0,48 ponto porcentual o índice. Assim, o grupo foi responsável por 56% do IPCA em janeiro.
No acumulado de 12 meses até janeiro, o IPCA avançou 6,15% na comparação aos 12 meses encerrados em dezembro (5,84%). Analistas esperavam alta de 0,84% da inflação no mês passado.
Na segunda-feira, o relatório Focus do Banco Central mostrou que economistas esperam uma inflação de 5,68% para o IPCA neste ano. Contudo, a cada semana essa projeção vem subindo e se afastando do centro da meta do governo, de 4,5% ao ano.
Leia mais:
Inflação do aluguel sobe 0,34% em janeiro
Gasto com bebidas no carnaval supera inflação
Além dos alimentos e bebidas, os preços do grupo de Despesas Pessoais também continuaram pressionando o indicador, segundo informou o IBGE, ao registrarem avanço de 1,55% em janeiro. Apesar de ter desacelerado em relação a dezembro (1,60%), o IBGE ressaltou que o grupo respondeu por 0,16 p.p. do índice.
Há três anos, a inflação oficial brasileira tem ficado na parte superior da meta e o cenário atual pode ser determinante para definir uma possível mudança na Selic. O mercado futuro de juros já vem precificando as maiores preocupações com a inflação, embora ainda veja estabilidade da taxa básica de juros ao longo deste ano.
O resultado do IPCA de janeiro veio um pouco abaixo de sua prévia, o IPCA-15, que no mês passado registrou alta de 0,88% também pressionado pelos preços de Despesas pessoais e de Alimentos.
(com agência Reuters)
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo de VEJA. Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app (celular/tablet).
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
MELHOR
OFERTA
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet. Edições de Veja liberadas no App de maneira imediata.
30% de desconto
1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)