Clique e assine com até 92% de desconto

Inflação de 2012 da eurozona se mantém em 2,4% em junho

As grandes economias do euro apresentaram uma inflação anualizada que variou de 2% da Alemanha, para 3,6% da Itália

Por Da Redação 16 jul 2012, 06h38

A inflação anualizada (de janeiro a junho) da zona do euro se manteve estável em junho em 2,4%, o mesmo número que no mês anterior, enquanto em toda a União Europeia (UE) foi de 2,6%, um décimo mais que em maio, segundo os dados publicados nesta segunda-feira pelo escritório de estatística do bloco, Eurostat.

A inflação mensal da zona do euro ficou em junho em campo negativo, com uma taxa de 0,1%, e não registrou nenhum avanço nos 27 (0,0%).

Na Espanha, a inflação anualizada caiu para 1,8%, um décimo menos que em maio, enquanto o dado mensal também foi negativo, de 0,2%.

A inflação anualizada subjacente da zona do euro – que exclui os preços da energia e os alimentos frescos – foi de 1,8% em junho.

Por países, a inflação anualizada caiu em junho a respeito de maio em oito países, se manteve estável em outros oito e cresceu em dez.

As taxas anualizadas mais baixas foram as da Suécia (0,9%), Grécia (1%) e Bulgária (1,6%); e as mais elevadas, as da Hungria (5,6%), Malta e Estônia (ambas, 4,4%).

As grandes economias do euro apresentaram uma inflação anualizada que variou de 2% da Alemanha, para 3,6% da Itália, com a França em uma posição intermediária, com 2,3%.

Em termos mensais, a Alemanha registrou uma inflação negativa de 0,2%, enquanto França e Itália se mantiveram em positivo, com taxas de 0,1% e de 0,2%, respectivamente.

(Com agência EFE)

Continua após a publicidade
Publicidade