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Indústria mundial de carros acentua foco nos EUA em 2013

Montadoras confiam na recuperação da economia americana para fugir da depressão na Europa e do desgaste em alguns países emergentes

Por Da Redação - 11 jan 2013, 16h24

A recuperação do mercado automobilístico norte-americano pode estar devagar, mas ainda parece a melhor aposta para muitos no alto escalão da indústria global que estão reunidos em Detroit para o salão do automóvel de 2013.

Com a Europa em uma depressão prolongada e alguns mercados emergentes dando sinais de desgaste, os Estados Unidos vão aumentar sua participação nas vendas globais de automóveis neste ano mesmo com um resfriamento em sua economia, previram analistas e executivos no evento.

As vendas de veículos leves devem crescer entre 4% e 7% e os preços permanecerão em alta nos Estados Unidos, de acordo com a maior parte das estimativas. A projeção de expansão das vendas globais é de 2,6%, segundo a consultoria LMC Automotive.

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É uma perspectiva atraente para marcas europeias que querem fugir da carnificina em seu mercado doméstico e montadoras japonesas prejudicadas por uma retaliação a consumidores de razões políticas na China – onde crescimento e preços são menos previsíveis para todos.

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“Mesmo se a China superar os EUA como nosso mercado de maior volume, os EUA são e permanecerão nosso segundo mercado mais importante após a Alemanha”, disse o presidente-executivo da Porsche, Matthias Mueller.

A fabricante de carros esportivos controlada pela Volkswagen acredita que a Europa precisa de “sorte” para ver uma recuperação antes de 2015, disse Mueller em entrevista. “A situação está mais crítica do que nunca”.

(com Reuters)

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