Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Índices asiáticos sobem com foco em reunião do Fed

Por Chikako Mogi

TÓQUIO, 25 Jan (Reuters) – As bolsas de valores asiáticas fecharam em alta nesta quarta-feira, com suporte dos fortes ganhos da Apple, da estabilização dos mercados europeus e a queda do euro, com investidores mudando seu foco da Europa para o banco central norte-americano, Fed.

O Fed deve encerrar sua reunião de dois dias no final desta quarta-feira, a primeira de 2012, e seu Comitê de Mercado Aberto comecará uma nova prática de anunciar projetos para a taxa de juros.

Em Tóquio, o índice Nikkei atingiu máxima de três meses nesta quarta-feira, subindo 1,1 por cento, reforçado por empresas exportadoras como Toyota e Canon, que se beneficiaram do enfraquecimento do iene, após o Japão ter reportado seu primeiro déficit comecial anual desde 1980.

O NIkkei fechou com alta de 98,36 pontos, ou 1,12 por cento.

Já o índice MSCI das ações na região Ásia Pacífico com exceção do Japão ganhou 0,8 por cento e atingiu máxima de 11 semanas, conduzido pelo setor financeiro e por uma alta das ações australianas, que registraram ganho de 1,1 por cento.

Preocupações sobre a possibilidade de a Grécia enfrentar um default ainda moderaram a tomada de riscos, mantendo o euro abaixo da máxima de três semanas de terça-feira.

(Reportagem adicional de Dominic Lau em Tóquio e Joonhee Yu em Seul)