Índice que reajusta o aluguel recua 0,12% em julho

A deflação perdeu força no âmbito do Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) neste mês. O indicador caiu 0,12% no fechamento de julho, após ter recuado 0,18% em junho, segundo informou a Fundação Getúlio Vargas (FGV) nesta quinta-feira. A deflação ficou dentro das estimativas dos analistas (-0,04% a -0,20%), mas foi menos intensa que a mediana projetada, de -0,14%.
Entre os três subindicadores que compõem o IGP-M, o índice de preços ao atacado caiu 0,22% este mês, após mostrar queda de 0,45% no mês anterior. Já o índice de preços ao consumidor, por sua vez, apresentou recuo de 0,13% em julho, ante taxa negativa de 0,12% em junho. Já o INCC-M (que baliza os preços da construção civil) subiu 0,59%, em comparação com a elevação de 1,43%, no mesmo período.
A taxa acumulada pelo IGP-M é muito usada no cálculo de reajustes de aluguel. Até julho, o indicador acumula altas de 3,03% no ano e de 8,36% em 12 meses. O período de coleta de preços para o cálculo do IGP-M de julho foi do dia 21 de junho ao dia 20 de julho.
(Com Agência Estado)
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.